A importância de conhecer o pH do seu solo

O pH (potencial Hidrogeniônico) possui uma escala de 0 a 14. Sendo pH 7 conhecido como neutro, abaixo deste valor o meio analisado de encontra ácido (sendo uma escala logarítmica, quanto mais próximo de pH 0, mais ácido será o meio), acima de pH 7 o meio se encontra básico (ou alcalino) quanto maior este número mais alcalino será o meio analisado.   

   Solo: pH ideal é 5,8 a 5,9 (no laudo de análise – em CaCl2 0,01 M) que equivale aproximadamente em 6,4 a 6,5 em H2O

A determinação do pH no solo é de extrema importância, pois as plantas assimilam os macronutrientes em maior quantidade, quando o pH do solo se encontra na faixa de pH 6,5 (em água).

Conforme tabela da EMBRAPA: A assimilação dos nutrientes de acordo com o pH do solo:

Devido aos altos custos dos fertilizantes solúveis (NPK), mais do que nunca esta tabela deverá ser levada em consideração para que se possa potencializar e fazer mais proveito dos insumos aplicados ao solo. Sendo a prática da aplicação do Calcário Corretivo de acidez, uma grande alternativa para a neutralização da acidez do solo, pois trata-se de uma prática: econômica, eficiente e barata para os solos agricultáveis.

O pH do solo é analisado em solução de Cloreto de Cálcio na concentração de 0,01 M, pois esta solução evita a interferência de sais presentes no solo no momento da leitura. Por esta razão no laudo de análise de fertilidade de solo para fins agrícolas a leitura é dada nesta solução. Basta adicionar 0,6 à leitura para transformar na leitura em pH em água. Onde a faixa ideal será de 6,4 a 6,6. Onde a assimilação dos macros-nutrientes ficará próximo de 100% e a assimilação dos micronutrientes não ficará no mínimo. 

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.