A importância de uma boa leitura da análise de solo.

Dá coleta da amostra de solo à ganhos em produtividades

O que é uma análise de solo e qual a sua importância?

A amostragem de solo é o processo fundamental para uma eficiente recomendação de calagem e adubação, sendo indispensável as áreas de cultivo, permitindo identificar as características químicas, físicas e biológicas do solo.
A coleta das amostras tem que ser representativa a área amostrada, visto que, seus resultados serão a base das recomendações. Uma amostra de solo composta representa apenas uma pequena fração de uma área milhares de vezes maior que deve ser representada tanto horizontalmente como verticalmente, em profundidade.

Coleta das Amostras

As ferramentas para coleta das amostras de solo são feitas geralmente por trado, enxadão comum ou pá reta. As ferramentas, de preferência confeccionados em aço inox, e recipientes devem estar limpos e sem resíduos de outras coletas.
É recomendado a separação das glebas de acordo com a sua homogeneidade, em até 20 hectares, podendo ser separadas em áreas menores ou maiores, de acordo com a variabilidade de cada uma, como tipo de solo, posição na topografia, histórico de produtividade, tipo de manejo. A separação das glebas para áreas de culturas perenes, também deve incluir a cultivar e a idade das plantas.

Primeiro passo é evitar retirar as amostras próximos a cupinzeiros, formigueiros, carreadores, currais. Ao escolher o local da coleta com o trado, deve-se retirar levemente os restos vegetais na superfície do solo e inserir o equipamento até a profundidade desejada. Geralmente, é recomendado a coleta de solo de 0-20 cm, porém em áreas de aplicação de corretivos e fertilizantes em superfície, recomendamos que despreze os 0-5 cm e colete as amostras de forma mais estratificada, 5-15 cm; 15-25 cm; 25-35 cm, de forma a não mascarar os resultados e ficar mais preciso. Em áreas de culturas anuais ou áreas em formação, a amostragem é realizada em área total, já em áreas de culturas perenes, esta é realizada na faixa que foi realizada a adubação.

Utilizar apenas a porção central da amostra descartando a terra lateral do trado. Após a primeira coleta, deve-se percorrer a área em zigue-zague e coletar de 15 a 20 subamostras para cada gleba homogênea, para reduzir o erro de amostragem, e, mistura-las bem, formando uma amostra composta de aproximadamente 300 gramas, com a devida identificação para ser enviada ao laboratório.

Fertilizante personalizado para sua cultura

Com os resultados das análises em mãos, nosso time técnico especializado realizará as devidas recomendações, podendo ser um fertilizante mineral misto, com única aplicação, específico, reduzindo o operacional e, com a finalidade de correção do solo e adubação das plantas.

O calcário agrícola convencional, deve ser incorporado ao solo com certa antecedência ao plantio, por ser um corretivo de solo insolúvel em água e devido sua granulometria. Sua aplicação superficial, com efeito a médio prazo, no caso de áreas de primeiro ano, pode gerar excesso de calagem na superfície, e consequente deficiência de micronutrientes e restrição no desenvolvimento do sistema radicular, com diminuição de produtividade devido ao menor aproveitamento da água do solo e menor eficiência de uso de nutrientes, especialmente em casos de veranicos.

De acordo com a legislação do MAPA, o calcário deve ser passante no mínimo 95% na peneira ABNT nº 10, mínimo 70% na peneira ABNT nº 20 e mínimo 50% na peneira ABNT nº 50. O calcário fornecido pela Massari é 50% passante na peneira ABNT nº 325, ou seja, 325 orifícios por cm2, sendo considerado um filler. Esta porcentagem apresenta efeito imediato, por sua maior superfície de contato com o solo, podendo ser aplicado em superfície, que sua descida ocorrerá fisicamente pelos poros do solo. 

No caso da adubação, o uso de elevadas doses de cloreto de potássio no sulco de plantio pode causar danos as plantas, pelo alto índice salino deste adubo. Já a aplicação do nutriente fósforo, deve ser localizada, devido este ser pouco móvel no solo.

As fontes de potássio e fósforo da Massari são de origem mineral, sem ocasionar danos as plantas. A linha DGMS da Massari é indicada para todas as culturas, fornece P, K, Ca, Mg, S, B, Zn e Si, podendo ser aplicado em superfície ou incorporado ao solo.

O acompanhamento do histórico dos resultados das análises de solo, ano a ano, também é relevante para verificar a fertilidade e construção do perfil do solo.

Cases de Sucesso

Avelino Ricardo Menegaz, de Jacutinga (RS)

“Utilizando o DGMS #325 da Massari, o produtor conquistou o 1º lugar no 12º Desafio de Máxima Produtividade CESB Safra 2019/20 na região de Passo Fundo (RS), além da 2ª posição estadual e da 4ª posição nacional, com 109,92 sacas de soja/há, e se destacou também na produção de milho, com 302,80 sacas/há, garantindo o prêmio Milho Verão 2020/21, da Pioneer.

Mauricio e Marilisa Meda, de Manduri (SP)

 Com o solo nutrido pelos fertilizantes Massari (Linha DGMS), a propriedade rural dos irmãos foi destaque pelo segundo ano consecutivo e garantiu o prêmio da Raízen pelos resultados de açúcar por hectare (TAH) obtidos durante a safra 2021/22 na unidade de Ipaussu (SP).

quem somos

A Massari foi constituída em 19 de outubro de 2010, com o objetivo de adquirir jazidas minerais, desenvolver projetos e explorar áreas por meio da extração, processamento e comercialização de minérios, principalmente calcário e agregados

Atuando no mercado há 9 anos com o compromisso de elevar o potencial produtivo do setor agrícola, a partir de soluções rentáveis e eficientes.

A qualidade dos nossos produtos e a satisfação dos nossos clientes correspondem à nossa estratégia comercial, somados à promoção da inovação, da sustentabilidade e do respeito, proporcionando uma gama diversificada de produtos, atendendo aos segmentos civis industrial, nutrição animal e agrícola.

Além de contar com uma equipe especializada de consultores, engenheiros e pesquisadores pronta para contribuir para o agricultor brasileiro. Está presente em dois estados – São Paulo e Tocantins – e em fase de estruturação de uma nova filial no estado de Mato Grosso do Sul para melhor atender o agronegócio. 

Possui mais de 200 produtos no portfólio desenvolvidos de forma customizada atendendo as expectativas dos clientes, além de ser uma empresa pioneira em produção de fertilizantes minerais no Brasil, possui certificação no IBD (Instituto biodinâmico de desenvolvimento) para agricultura orgânica garantindo a rastreabilidade dos insumos afim de garantir a qualidade e eficiência dos produtos.

Potencialize sua produtividade

A partir da coleta de amostras de solo é possível verificar a eficácia dos fertilizantes Massari no solo, sendo assim, para garantir a qualidade e produtividade de sua colheita

Entre em contato com nosso time especializado e potencialize seus ganhos através da aplicação dos Fertilizantes Minerais customizados conforme a necessidade do solo, agindo diretamente na deficiência encontrada.

ENTRAR EM CONTATO COM UM REPRESENTANTE
Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.