(15) 3491-9898

Blog

Como realizar a correta adubação do tomateiro utilizando a linha Massari

A cultura do tomate (Solanum lycopersicum L.) é uma das principais hortaliças cultivadas no país, sendo produzida em destaque nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. As boas condições de solo e de clima são os principais fatores que influenciam na implantação da cultura. A qualidade dos frutos é uma das principais características que influenciam o consumidor (Conab, 2016).

A busca por maiores produtividades vem avançado muito, principalmente utilizando fontes de adubos minerais, fonte de adubação orgânica e química, o qual permite a melhoria nas propriedades químicas, físicas e biológicas. O tomateiro é bastante exigente em nutrientes, sendo absorvidos em maior quantidade, em ordem decrescente:  K, N, P, Ca, S, Mg, B, Zn, Fe, Mn Cu e Mo (Iac, 2022). 

A adubação de cobertura no campo deve ser parcelada entre 8 a 12 aplicações, tendo-se intervalo a cada 10 dias. O custo de aplicação é um fator importante a ser considerado e devido a esse fator os produtores tem lançado mão da fertirrigação. A fertirrigação permite aplicação diária, atendendo a demanda das plantas desde o pegamento das mudas até o final da colheita. Vale ressaltar que o inicio do crescimento do tomateiro as doses dos fertilizantes são menores e devem ser aumentadas até a fase de formação e de colheita dos frutos (Iac, 2022).

Você sabia que os produtos Massari além de ação corretiva para os solos de cultivo de tomate também são ótimas fontes de fertilizantes?

A linha DGMS FOSFAKAL possui cálcio, magnésio, enxofre, boro, zinco, silício, fósforo e potássio e fornece vários nutrientes essenciais para o tomateiro. É de muita importância lembrar que os nossos produtos têm o benefício de utilizar apenas uma aplicação e além disso, possuímos a combinação completa de fonte de liberação imediata com liberação gradual, garantindo nutrientes para o ciclo todo do tomateiro. Temos alguns clientes que já estão colhendo os resultados dos benefícios dos nossos produtos.

Neste campo acompanhado em um produtor em Campo do Meio observamos os resultados da produtividade, o qual a linha Massari demonstrou resultados ótimos de produtividade. A linha Massari pode ser uma ótima substituição em produtos como o MAP e óxido de cálcio utilizados na testemunha. 

Assim, os resultados em campo têm sido satisfatórios na cultura do tomateiro conforme às avaliações quando comparados ao tratamento convencionalmente utilizado.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Conab- Companhia Nacional de Abastecimento. Compêndio de Estudos Conab / Companhia Nacional de Abastecimento. – v. 1 (2016- ). – Brasília: Conab, 2016
Iac – Instituto Agronômico de Campinas, 2022. Boletim 100: Recomendação de adubação e calagem para o estado de SP.
Texto elaborado por: Vanessa Lopes Engenheira Agrônoma e Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical  
Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.