(15) 3491-9898

Blog

O cenário de fertilizantes no Brasil e no mundo

O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes no mundo, estando atrás da China, Índia e EUA. O principal nutriente que se utiliza no Brasil é o potássio, 38%, seguido do fósforo, 33% e nitrogênio 29% do consumo total de fertilizantes. Cerca de 73 % do consumo é destinado às culturas de soja, milho e cana-de-açúcar. Apesar do país consumir em grande quantidade, pouco se produz e mais de 80% dos fertilizantes são importados.

O mercado de fertilizantes é dominado por poucos fornecedores, dessa forma a economia brasileira fica vulnerável às oscilações do mercado internacional de fertilizantes. Assim políticas de incremento da competitividade da produção e da distribuição de fertilizantes no Brasil são extremamente necessárias. 

O conflito entre Rússia e Ucrânia gerou uma crise no cenário mundial e isso causou impactos também na agricultura brasileira. Assim, alternativas que vinham sendo pensados pelo governo federal aceleraram ainda mais a cerca dessas preocupações, principalmente tendo-se lançado em março de 22 o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) 2022–2050. O agronegócio brasileiro apresenta números significativos quando se pensa em economia, tendo parcela no PIB, gerando empregos e sendo responsável por cerca de 48% das exportações. 

O Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert) estima que R$ 21 bilhões sejam investidos em projetos nacionais nos próximos anos para alavancar a produção de matérias-primas do pais e reduzir a dependência externa. Essa redução se dará por meio tanto da implantação de novas fábricas quanto pela expansão de investimento de outras regiões do pais e aumento da capacidade produtiva total e reativação de plantas (Forbes, 2023).

O PNF possui horizonte de longo prazo e aborda a temática dos fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas. Uma das diretrizes do PNF é modernizar e ampliar as plantas e projetos de fertilizantes existentes no Brasil. Outras ações também estão contempladas no PNF como: melhorar o ambiente de negócios no Brasil para atração de investimentos para a cadeia de fertilizantes; vantagens competitivas na cadeia de produção mundial de fertilizantes, assim como ocorreu com a Fixação biológica de Nitrogênio anos atras. Há a possibilidade de que novos produtos e processos emergentes ajudem a superar a dependência de insumos; ampliação dos investimentos em PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) e a adequação da infraestrutura para integração de polos logísticos e viabilização de empreendimentos. Diversas entidades estão envolvidas na implementação do PNF no Brasil e é de grande importância cada vez mais reduzirmos a vulnerabilidade brasileira e garantirmos a segurança alimentar de milhões de pessoas. 

A Organização das Nações Unidas (ONU, 2019) espera que a quantidade de pessoas que enfrentam a fome no mundo reduza. Assim, conforme a projeção de aumento da população, é consequente o aumento de pessoas que passam por insegurança alimentar. Espera-se do Brasil aumento da produção de alimentos para contribuir com 40 % dessa demanda adicional de alimentos até 2050. Segundo a ONU, a população mundial deve chegar em 8,5 bilhões em 2030 e a 9,7 bilhões em 2050. O país possui clima favorável, terras agricultáveis e produtores rurais competentes, porém o grande gargalo da produção agropecuária são os fertilizantes. 

A Massari entende a importância de ser uma empresa brasileira que tem fontes de recursos naturais e desenvolver projetos na área de extração, processamento e comercialização de minérios, principalmente calcário, agregados e fertilizantes minerais. Assim por meio das nossas fontes e comercialização dos principais nutrientes para as plantas como cálcio, magnésio, enxofre, boro, zinco, fósforo e potássio entendemos o nosso papel junto para consolidarmos a produção brasileira de fertilizantes para contribuirmos ainda mais com a nossa agricultura.

 

Fonte: PLANO NACIONAL DE FERTILIZANTES 2050 Uma Estratégia para os Fertilizantes no Brasil

 

Forbes, 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbesagro/2023/03/industria-de-fertilizantes-do-brasil-vai-investir-r-21-bilhoes-em-4-anos/

Onu. 2019. https://brasil.un.org/pt-br/83427-popula%C3%A7%C3%A3o-mundial-deve-chegar-97-bilh%C3%B5es-de-pessoas-em-2050-diz-relat%C3%B3rio-da-onu

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.