Manejo Adequado no Cultivo de Inverno

A segunda safra, conhecida como “safra de inverno”, geralmente, é semeada entre janeiro e março com colheita variando entre maio a agosto. O milho é a cultura mais produzida na safrinha no Brasil. Dados da CONAB (2025), estimam produção de 99,8 milhões toneladas de milho, aumento de 10,8% em relação à safra anterior, 2024.

As plantas de cobertura também são utilizadas na safrinha, visando a produção de palhada, melhora na estrutura do solo, ciclagem de nutrientes e controle de plantas daninhas. No sistema de plantio direto, a quantidade e qualidade da palhada tem relação com a finalidade desejada e a cultura da próxima safra (ALVARENGA et al., 2001). É fundamental o estudo do local, bem como as condições de temperatura e escolha da cultura e variedade, para o bom desenvolvimento das plantas na safrinha, de forma a suportarem longos períodos de déficit hídrico (PETTER et al., 2013).

Dentre as espécies de plantas de coberturas, tem-se as leguminosas: feijão guandu, ervilhaca, mucuna, crotalária; as gramíneas: aveia, centeio, milheto, brachiaria; e as brássicas: como o nabo forrageiro. O uso de consórcio entre diferentes famílias, como leguminosas + gramíneas, proporciona maiores benefícios, como o aumento na produção da fitomassa (MOTTIN, 2016).

O cultivo de inverno também necessita de um bom manejo, já que as características químicas, físicas e biológicas são essenciais no desenvolvimento das culturas. A análise de solo é primordial para avaliar essas características do solo (SANTOS et al., 2011).

A adequação das características do solo à finalidade de cultivo desejada é a base da agricultura. Boas práticas de manejo do solo visam manter a sua fertilidade, reduzindo sua degradação, e consequentemente, gerando alta produção agrícola.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVARENGA, R. C. et. al. Plantas de cobertura de solo para sistema de plantio direto. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 25-36, 2001.

CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, Brasília, DF, v. 12, safra 2024/25, n. 8 oitavo levantamento, maio 2025.

MOTTIN, M. C. Efeito de plantas de cobertura cultivadas no inverno nas propriedades físicas do solo e na produtividade de soja e milho em sucessão. 2016. 52 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2016.

PETTER, F. A. et. al. Desempenho de plantas de cobertura submetidas à déficit hídrico. Ciências Agrárias, v. 34, p. 3307-3320, 2013.

SANTOS, G. G. et al. Qualidade física do solo sob sistemas de integração lavoura-pecuária. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 46, n. 10. 2011.

Texto elaborado por:

Camila Menezes | Bióloga e Engenheira Agrônoma

Pós-Graduada em Gerenciamento Ambiental e em Manejo do Solo