Blog
DGMS TOTAL MIX na Cana-de-Açúcar
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, com 24% da produção global na safra 2024/2025, conforme tabela 1 (USDA, 2025).

Segundo dados da Conab (2025), a produção de cana-de açúcar (açúcar + etanol) na safra 2025/2026 é estimada em 668,8 milhões de toneladas, com redução de 1,2% comparado a safra anterior. O estado de SP, seguidos pelos estados de MG e GO, respectivamente, são os maiores produtores de cana do Brasil.
 Condições climáticas desfavoráveis durante as fases de rebrota e desenvolvimento das plantas, como irregularidade hídrica, excesso de temperatura, geadas, além da ocorrência dos incêndios, contribuíram pra essa redução na produção da cultura (CONAB, 2025).
Condições climáticas desfavoráveis durante as fases de rebrota e desenvolvimento das plantas, como irregularidade hídrica, excesso de temperatura, geadas, além da ocorrência dos incêndios, contribuíram pra essa redução na produção da cultura (CONAB, 2025).
O solo é a base para os cultivos, e a construção do seu perfil é de suma importância para alcançar maiores produtividades. A calagem é uma das práticas mais comuns e essenciais para alavancar a produção agrícola em solos ácidos. Essa prática traz inúmeros benefícios ao solo e as plantas, como: elevação do ph – melhor aproveitamento da maioria dos nutrientes, fornecimento dos nutrientes cálcio e magnésio, neutralização de elementos tóxicos – como o Al3+, e, consequentemente, tem-se o benefício de maior volume de raízes explorando o solo e redução dos efeitos negativos da seca (BOTTEGA et al., 2012). A adubação é outra prática essencial no desenvolvimento das culturas, através do fornecimento de macro e micronutrientes para as plantas.
A correção e a adubação são práticas que precisam ser planejadas, já que as aplicações, geralmente, necessitam de 2 a 4 operações nas áreas. Os produtos a serem utilizados também devem ser analisados, de modo a garantir maior eficiência.
Você já conhece o DGMS TOTAL MIX?
Nosso Fertilizante Mineral Misto, faz a correção e parte da adubação em um único produto, fornecendo macro e micronutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas.
O DGMS TOTAL MIX também possui em sua composição o calcário micronizado, com partículas mais finas comparado ao calcário convencional, permitindo que o produto tenha poder de reação mais rápido no solo, aumentando o ph, neutralizando o Al3+ e fornecendo Ca e Mg em superfície e em profundidade, mesmo que aplicado em superfície, no caso das soqueiras da cana. É um produto que possui alta tecnologia, eficiência, homogeneidade, além de reduzir o operacional e fornecer P, K, Ca, Mg, S, B e Zn.
Contate-nos e conheça mais informações sobre o DGMS TOTAL MIX!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOTTEGA, E.L.; QUEIROZ, D.M.; PINTO, F.A.C.; SOUZA, C.M.A. Variabilidade espacial de atributos do solo em sistema de semeadura direta com rotação de culturas no cerrado brasileiro. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 44, n. 1, 2012, p. 1-9.
CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTCIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira de cana-de-açúcar, Brasília, DF, v. 13, n. 2 agosto 2025. Disponível em:< https://www.gov.br/conab/pt-br/atuacao/informacoes-agropecuarias/safras/safra-de-cana-de-acucar/arquivos-boletins/2o-levantamento-safra-2025-26/2o-levantamento-safra-2025-26>. Acesso em: 18 set. 2025.
USDA – United State Department of Agriculture. Produção de Açúcar 2024/2025. Disponível em:< https://www.fas.usda.gov/data/production/commodity/0612000>. Acesso em: 18 set. 2025.
Texto elaborado por:
Camila Menezes | Bióloga e Engenheira Agrônoma
Pós-Graduada em Gerenciamento Ambiental e em Manejo do Solo
 
	