DGMS TOTAL MIX na Cana-de-Açúcar

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, com 24% da produção global na safra 2024/2025, conforme tabela 1 (USDA, 2025).

Segundo dados da Conab (2025), a produção de cana-de açúcar (açúcar + etanol) na safra 2025/2026 é estimada em 668,8 milhões de toneladas, com redução de 1,2% comparado a safra anterior. O estado de SP, seguidos pelos estados de MG e GO, respectivamente, são os maiores produtores de cana do Brasil.

Condições climáticas desfavoráveis durante as fases de rebrota e desenvolvimento das plantas, como irregularidade hídrica, excesso de temperatura, geadas, além da ocorrência dos incêndios, contribuíram pra essa redução na produção da cultura (CONAB, 2025).

O solo é a base para os cultivos, e a construção do seu perfil é de suma importância para alcançar maiores produtividades. A calagem é uma das práticas mais comuns e essenciais para alavancar a produção agrícola em solos ácidos. Essa prática traz inúmeros benefícios ao solo e as plantas, como: elevação do ph – melhor aproveitamento da maioria dos nutrientes, fornecimento dos nutrientes cálcio e magnésio, neutralização de elementos tóxicos – como o Al3+, e, consequentemente, tem-se o benefício de maior volume de raízes explorando o solo e redução dos efeitos negativos da seca (BOTTEGA et al., 2012). A adubação é outra prática essencial no desenvolvimento das culturas, através do fornecimento de macro e micronutrientes para as plantas.

A correção e a adubação são práticas que precisam ser planejadas, já que as aplicações, geralmente, necessitam de 2 a 4 operações nas áreas. Os produtos a serem utilizados também devem ser analisados, de modo a garantir maior eficiência.

Você já conhece o DGMS TOTAL MIX?

Nosso Fertilizante Mineral Misto, faz a correção e parte da adubação em um único produto, fornecendo macro e micronutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas.

 O DGMS TOTAL MIX também possui em sua composição o calcário micronizado, com partículas mais finas comparado ao calcário convencional, permitindo que o produto tenha poder de reação mais rápido no solo, aumentando o ph, neutralizando o Al3+ e fornecendo Ca e Mg em superfície e em profundidade, mesmo que aplicado em superfície, no caso das soqueiras da cana. É um produto que possui alta tecnologia, eficiência, homogeneidade, além de reduzir o operacional e fornecer P, K, Ca, Mg, S, B e Zn.

Contate-nos e conheça mais informações sobre o DGMS TOTAL MIX!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOTTEGA, E.L.; QUEIROZ, D.M.; PINTO, F.A.C.; SOUZA, C.M.A. Variabilidade espacial de atributos do solo em sistema de semeadura direta com rotação de culturas no cerrado brasileiro. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 44, n. 1, 2012, p. 1-9.

CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTCIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira de cana-de-açúcar, Brasília, DF, v. 13, n. 2 agosto 2025. Disponível em:< https://www.gov.br/conab/pt-br/atuacao/informacoes-agropecuarias/safras/safra-de-cana-de-acucar/arquivos-boletins/2o-levantamento-safra-2025-26/2o-levantamento-safra-2025-26>. Acesso em: 18 set. 2025.

USDA – United State Department of Agriculture. Produção de Açúcar 2024/2025. Disponível em:< https://www.fas.usda.gov/data/production/commodity/0612000>. Acesso em: 18 set. 2025.

Texto elaborado por:

Camila Menezes | Bióloga e Engenheira Agrônoma

Pós-Graduada em Gerenciamento Ambiental e em Manejo do Solo