Cuidados com o cultivo no inverno

Culturas de inverno ou entressafra são plantas adaptadas a temperaturas mais amenas e geralmente são cultivadas entre janeiro e fevereiro ou entre setembro e outubro, logo após a colheita da cultura de verão.

Existem diversas vantagens estratégicas ao se investir na estação mais fria do ano, pois além de ser um incremento na renda final do produtor, melhora a fertilidade do solo e os atributos químicos, físicos e biológicos do solo, as plantas contribuem para a proteção, recuperação e manejo do solo, reduzem o risco de erosão, inibem a multiplicação de microorganismos patógenos, plantas daninhas, maximiza a conservação de água no sistema, diminui o gradiente de temperatura do solo, entre outros.

Conhecer as culturas de inverno indicadas para cada região do país contribui para maximizar os resultados dessa safra. A escolha deve estar sempre associada à planta cultivada na safra de verão. Alguns exemplos: aveia, trigo, cevada, centeio e milho são indicadas para a região Sul; sorgo, girassol, feijão, crotalárias, nabo forrageiro são espécies de plantas indicadas para a região Sudeste e as mesmas culturas da região Sudeste também são indicadas para a região Centro-oeste, porém verificar a melhor cultura para região com déficit hídrico.

A decisão de produção também varia de produtor para produtor e possui finalidades como comercialização, produção de alimento para animais ou obtenção de palhada para cobertura de solo.

Para se aumentar a produtividade desta safra, alguns cuidados devem ser tomados e o primeiro passo a ser feito é a análise de solo. A partir deste resultado é possível definir quais correções precisam ser feitas. O segundo é a escolha da cultura de acordo com sua região e finalidade. A escolha da semente de qualidade e o manejo de pragas e plantas daninhas, aplicação de fertilizantes adequados e investir em adubação do solo são outros passos importantes. O inverno é marcado pelo clima seco e baixos níveis de chuva, por isso é importante monitorar o manejo de irrigação. 

Por fim, seguindo todas essas etapas e tomando decisões assertivas, podem trazer bons resultados para produzir mais no inverno.

Bibliografia:
Field View https://blog.climatefieldview.com.br/culturas-de-inverno . Acesso em 28/06/2024
Esalq Jr https://www.esalqjuniorconsultoria.com/o-que-plantar-no-inverno/
. Acesso em 28/06/2024

Texto elaborado por:
Roberta N. Bardauil Conte | Engenheira Agrônoma

 

Fale com a Massari

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

15 3491.9898

Newsletter

Receba novidades da Massari em seu e-mail.

continue conectado

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por:

pixelarts

Fale com a Massari

15 3491.9898

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por: pixelarts

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.