DGMS + BAYÓVAR: um aliado para as altas produtividades

O fósforo (P) é um nutriente que limita grandemente a produtividade das culturas, especialmente nos solos ácidos nativos ou pouco adubados. Este é um macro nutriente essencial, é a base para o desenvolvimento e crescimento das plantas, pois é o responsável do armazenamento e transferência de energia dentro das células vegetais e faz parte constitutiva das membranas plasmáticas e dos nucleotídeos.

Dentro do corpo vegetal este nutriente é muito móvel se deslocando com facilidade via floema para onde for preciso. E por isto que deficiências de P podem ser notadas primeiramente nas folhas velhas de onde o nutriente se desloca para que os tecidos novos continuarem crescendo. 

Sua tremenda importância quanto ao crescimento da planta, como já citado anteriormente, é o primeiro sintoma, pois causa retardamento no crescimento da planta. 

Ao invés do que acontece na planta, no solo o fósforo (P) tem grande capacidade de se fixar (ligar) a outros elementos, se tornando indisponível. Dessa maneira, a disponibilização de P deve ser feita em solos com o pH em torno de 5,5 a 6,5, pois em pH baixos ele é imobilizado e indisponibilizado pelos óxidos de ferro e alumínio e em pH elevados (situação difícil de se achar nos solos do Brasil) ele é imobilizado formando fosfatos de cálcio.  

E aqui vem como aliado DGMS + BAYÓVAR um produto a base de fosfato natural reativo Bayóvar e nosso corretivo DGMS #325 fazendo na mesma aplicação correção do solo e fosfatagem do perfil.

O Bayóvar além de ser conhecido agronomicamente como o melhor fosfato natural reativo por ter uma elevada porcentagem de P2O5 total e solúvel em ácido cítrico (15,5% e 30,5% respectivamente) possui a tecnologia da micronização.  

Esta grande inovação faz que as partículas (de tamanho reduzido) consigam se deslocar verticalmente percolando nos canais do solo atingindo as camadas 20-40 cm com solo aplicação superficial. 

Além de diminuir os custos de aplicação DGMS + BAYÓVAR otimiza tempo e mão de obra, auxilia no crescimento e resistência da plantação em épocas de estiagem, pois as perdas de água são maiores nos primeiros centímetros do solo e a presença de humidade e nutrientes em profundidade brinda a possibilidade de continuar se desenvolvendo. 

Está mais que estudado que altas produtividades tem estreita relação com solos corregidos e níveis consideráveis de P em profundidade e DGMS + BAYÓVAR vem sendo um grande aliado para conseguir estes benefícios mantendo a matéria orgânica e a estrutura do solo, brindando o espaço ideal (em quanto pH e nutrientes) para o desenvolvimento radicular e a vida microbiana e brindando nutrientes de liberação imediata e gradual. 

Texto elaborado por:
Florencia Perallta

Engenheira Agrônoma

 

Fale com a Massari

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

15 3491.9898

Newsletter

Receba novidades da Massari em seu e-mail.

continue conectado

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por:

pixelarts

Fale com a Massari

15 3491.9898

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por: pixelarts

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.