Diferenças entre Calagem e Gessagem

Calcário e Gesso são insumos muito importantes na agricultura. O primeiro é uma rocha sedimentar que possui em sua composição carbonato de cálcio. Já o segundo, pode ser um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados, resultado da reação de rochas fosfatadas com o ácido sulfúrico, mas também pode ser encontrado na natureza, resultado do processamento do mineral gipsita (gesso natural).

Qual a diferença entre eles?

A primeira coisa que precisamos saber é que um não substitui o outro. A gessagem e a calagem são práticas complementares.

O gesso é um condicionador de solo. O que significa que proporciona melhoria das propriedades físicas, químicas ou da atividade biológica do solo. Favorece a distribuição e o crescimento das raízes em profundidade, explorando maior volume de solo e aumentando a eficiência do uso de água e nutrientes pela planta, principalmente em condições de déficit hídrico. Fornece cálcio e enxofre (em média 18% de cálcio e 15% de enxofre), reduz a salinidade, carreia as bases Mg e K para as camadas mais profundas devido a elevada mobilidade do íon sulfato (os pares iônicos neutros K2SO40, CaSO40 e MgSO40 possuem grande mobilidade no perfil do solo, sofrendo lixiviação) e reduz a toxidez do alumínio formando AlSO4+.

Em um solo com umidade suficiente, o gesso agrícola sofre dissolução:, onde Ca2+ e SO42- são nutrientes e CaSO40 condicionador de subsuperfície.

É uma prática realizada após a calagem e em área total.

Já o calcário é um corretivo, ou seja, ele corrige a acidez do solo, nas primeiras camadas e neutraliza os efeitos tóxicos do alumínio e manganês.   Aumentando o pH do solo, reduz a acidez gerada por H+. E neutralizando os sítios de cargas positivas dos oxihidróxidos de Fe e Al, minimiza a adsorção de fosfatos, melhorando a absorção de nutrientes pelas plantas e aumentando a CTC (capacidade de troca catiônica) efetiva do solo.

A reação o calcário acontece na presença de água.

A correção da toxidez do alumínio ocorre por reações de precipitação desses elementos, na forma de oxihidróxido: Al(OH)3.

Além disso, o calcário fornece cálcio e pode fornecer magnésio para as plantas, dependendo de sua classificação. São elas: Calcítico, que fornece teores de óxido de magnésio inferiores a 5%; Magnesiano, que fornece teores de óxido de magnésio de 5 a 12% e o Dolomítico, que fornece teores de óxido de magnésio acima de 12%. 

Os calcários também se diferem pelo PRNT, Poder Relativo de Neutralização Total, que é calculado por uma fórmula que considera o PN (Poder de Neutralização) e o ER (Reatividade das partículas):

PRNT = (PN x ER) / 100

A prática da calagem é uma das primeiras operações de preparo do solo, realizada uns 3 meses antes do plantio e também uma das mais importantes, visto que a acidez é um dos problemas que mais impacta a produtividade nas lavouras.

Resumindo, a prática eleva o pH do solo, fornece Ca e Mg para as plantas, estimula o crescimento de raiz e aumenta o sistema radicular, reduz alumínio tóxico, favorece fixação biológica de nitrogênio, eleva a mineralização da matéria orgânica e favorece a absorção de outros nutrientes.

Agora que você já compreendeu a diferença entre as duas práticas, fica mais fácil de tomar sua decisão de aplicação para uma maior produtividade. Lembre-se de sempre verificar custo x benefício ao escolher o produto.

Referências bibliográficas:

REAGRO. Calcário X Gesso: quais as principais diferenças? Disponível em https://rehagro.com.br/blog/calcario-x-gesso-quais-as-diferencas/ Acesso em 29/07/2024

AEGRO. Como fazer o cálculo de gessagem: métodos recomendados e as novas pesquisas. https://blog.aegro.com.br/calculo-de-gessagem/ Acesso em 29/07/2024

AGROADVANCE. Por que fazer gessagem? Qual a sua importância? https://agroadvance.com.br/blog-gessagem-importancia-diferencas-calagem/ Acesso em 29/07/2024

MYFARM. O que é calagem? Quais são os benefícios? https://www.myfarm.com.br/calculo-de-calagem-aprenda-a-fazer/ Acesso em 29/07/2024


Texto elaborado por:

Roberta N. Bardauil Conte | Engenheira Agrônoma

Fale com a Massari

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

15 3491.9898

Newsletter

Receba novidades da Massari em seu e-mail.

continue conectado

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por:

pixelarts

Fale com a Massari

15 3491.9898

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por: pixelarts

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.