Não só de correção vive o solo

Um dos pilares de nutrição de plantas, a Lei do Mínimo, foi criado pelo químico Justus Von Liebig há cerca de dois séculos. Essa lei diz que a limitação de um único nutriente no solo, afeta diretamente a produção das culturas. Os elementos essenciais ao desenvolvimento pleno das plantas são: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio (fornecidos pelo ar atmosférico), Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre (macronutrientes), Boro, Cobre, Cloro, Ferro, Manganês, Molibdênio, Níquel e Zinco (micronutrientes).

O barril de Liebig exemplifica a importância do equilíbrio desses nutrientes no solo, visto que cada um possui sua quantidade específica ao desenvolvimento das culturas, e, a ausência ou deficiência de qualquer nutriente, representando pela menor ripa do barril, ao encher de água, hipoteticamente, “vaza” pelo fator limitante, reduzindo a produção.

A análise de solo é fundamental para conhecer os atributos físicos e químicos da área de interesse, de forma a fornecer e repor os nutrientes requeridos pela planta e realizar, se necessário, a correção de elementos indesejáveis, sem sub ou superestimar a dose aplicada.

Além de uma boa correção do perfil do solo e uma nutrição eficiente para as plantas, são necessárias práticas agrícolas para auxiliar o aumento da produtividade das lavouras. 

O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma prática eficiente de manejo do solo, onde reduz o custo com preparação/entrada de maquinário nas áreas da lavoura, evitando a compactação do solo, a erosão e a perda de nutrientes por arrasto ou por intemperismo. A palhada na superfície do solo aumenta a proteção, mantém a umidade, controla a temperatura, fornece matéria orgânica, promovendo a ciclagem de nutrientes no solo. 

Outra prática fundamental é a rotação de culturas, ela é feita com intuito de reduzir a exaustão do solo, modificando as necessidades de adubação a cada ciclo. A rotação de culturas bem planejada é algo que ajuda a maximizar a produção agrícola, bem como minimizar os impactos da atividade no meio ambiente.

Os produtos da Massari Fértil é uma solução a execução dessas práticas, pois nossos produtos corrigem, nutrem, reduz no mínimo 2 aplicações, minimiza a entrada de máquinas nas áreas agricultáveis, não há incompatibilidade entre os nutrientes, conserva a atividade biológica, não volatiliza e o principal são certificados pelo IBD, podendo ser utilizados na agricultura orgânica.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

Texto elaborado por:
Camila Menezes

Bióloga e Engenheira Agrônoma – Pós Graduada em Gerenciamento Ambiental e Manejo do Solo 

 

Fale com a Massari

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

15 3491.9898

Newsletter

Receba novidades da Massari em seu e-mail.

continue conectado

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por:

pixelarts

Fale com a Massari

15 3491.9898

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por: pixelarts

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.