Produtividade x pH em cana-de-açúcar

A produtividade da cana-de-açúcar é determinada pela combinação do clima, solo e variedade utilizada na produção, por isso dizemos que o planejamento agrícola inicia bem antes do plantio.

O manejo da fertilidade do solo, que envolve a correção da acidez e adubação é um dos fatores mais importantes e determinantes na produtividade. Para isso é necessário conhecer o solo e as necessidades da cultura para se manter um equilíbrio entre a fertilidade e o meio ambiente.

A cana-de-açúcar é tolerante a uma grande faixa de pH que varia de 5,0 a 8,5, porém o ideal é 6,5 para maximizar a disponibilidade de nutrientes e garantir alta produtividade.

O uso de corretivos é fundamental para corrigir a acidez o solo, assim como o gesso neutralizar o alumínio tóxico, além de fornecer nutrientes como cálcio, magnésio e enxofre. A elevação do pH também facilita a absorção de micronutrientes do solo e libera o fósforo nele retido. A fosfatagem e potassagem ajudam a aumentar o teor desses elementos (fósforo e potássio respectivamente) no solo. Um solo bem nutrido contribui para o crescimento radicular em profundidade da planta, que pode chegar a 1 metro, e para grande perfilhamento além de, indiretamente melhorar características físicas e biológicas do solo. Também possibilita uma maior longevidade do canavial, aumentando em um corte do que o normal quando não é realizado a calagem.

Os fertilizantes micronizados da Massari conseguem corrigir o perfil do solo e alcançar as raízes profundas das plantas em menor tempo, além de fornecer os nutrientes necessários para a cultura em uma única aplicação, mesmo após o plantio, visto que não há necessidade de incorporação no solo devido a sua granulometria.

Atenção a época de adubação e calagem em função do estágio da cultura (cana-planta e cana-soca) para um melhor aproveitamento dos nutrientes pela planta.

REFERÊNCIAS 

ROSSETTO, Raffaella et SANTIAGO, Antônio Dias. Cana: correção e adubação. Embrapa Atualizado em: 22/02/2022. Disponível em:
https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/cana/producao/correcao-e-adubacao Acesso em 06 de fev de 2024

Texto elaborado por:
Roberta N. Bardauil Conte

Engenheira Agrônoma

 

Fale com a Massari

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

15 3491.9898

Newsletter

Receba novidades da Massari em seu e-mail.

continue conectado

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por:

pixelarts

Fale com a Massari

15 3491.9898

Estr. Piraporinha, nº 600  | Salto de Pirapora/SP Cep:18160-000

© 2022 – Massari Mineração Participações LTDA.
CNPJ: 12.776.168/0002-53

Site Desenvolvido por: pixelarts

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.