Blog
Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária: Pilar do Agronegócio Sustentável Brasileiro
ILPF é a sigla de integração-lavoura-pecuária-floresta. Trata-se de uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.
Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade em uma mesma área, usando de forma mais eficiente os insumos, diversificando a produção e gerando mais renda e emprego. Tudo isso, de maneira ambientalmente adequada, com baixa emissão de gases causadores de efeito estufa ou mesmo com a mitigação desses gases.
A ILPF pode ser utilizada em quatro possíveis modalidades:
- Integração Lavoura- Pecuária (ILP)- Sistema agropastoril
- Integração Lavoura- Floresta (ILF)- Sistema silviagrícola
- Integração Pecuária- Floresta (IPF)- Sistema silvipastoril
- Integração Lavoura- Pecuária- Floresta (ILPF)- Sistema agrossilvipastoril.
Em todas as modalidades podem ser utilizadas diferentes culturas agrícolas, visando alimentação, produção de fibras ou energia. Da mesma forma, o componente pecuário pode ser feito com bovinos de corte ou leite, caprinos, ovinos e, em alguns casos, até suínos e aves podem compor o sistema. Já em relação às árvores, podem ser usadas espécies para fins madeireiros e não madeireiros, nativas ou exóticas.
Devido a essa grande variedade de culturas, os sistemas ILPF podem ser adaptados para pequenas, médias e grandes propriedades, em todos os biomas brasileiros. As definições sobre as características do sistema adotado dependerão de condições edafoclimáticas da região, logística, mercado, aptidão do produtor, disponibilidade de mão de obra, de assistência técnica, entre outros fatores.
Dentre as quatro possibilidades de configuração dos sistemas produtivos, a Integração Lavoura- Pecuária (ILP) é a mais adotada pelos produtores, segundo dados da Rede ILPF.
O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é uma estratégia sustentável de uso da terra que integra, na mesma área, a produção de grãos (como soja e milho), e forrageiras para pastagem e criação de gado. Essa prática tem ganhado força no território brasileiro, por sua capacidade de aumentar a produtividade, reduzir a degradação do solo e otimizar os recursos naturais; e principalmente pela redução da pressão pela abertura de novas áreas com vegetação nativa.
Um dos principais benefícios é o melhoramento da qualidade e conservação das características produtivas do solo.
Estima-se que o Brasil tenha mais de 100 milhões de hectares de pastagens degradadas que com a incorporação de técnicas e tecnologias apropriadas podem-se reverter.
O uso de culturas como milho ou sorgo, combinado com braquiária, melhora a fertilidade e estrutura do solo, mantém uma boa cobertura e aporte de matéria orgânica. A rotação com estas culturas aporta raízes em abundância e profundidade que ajudam “bombear” água e nutrientes até as superfícies e formam canais ao longo do perfil ajudando a infiltração das chuvas e na acumulação de matéria orgânica.
Assim também a pressão de pastejo certa aumenta a quantidade e distribuição de matéria orgânica e a presença de macro e microrganismos nas áreas promovendo a regeneração dos sistemas produtivos.
Com pastos bem manejados e solos cobertos, o sistema sequestra carbono, contribuindo para metas de sustentabilidade e redução de emissões. O gado engorda mais rápido em sistemas integrados, diminuindo o tempo de abate e as emissões associadas.
O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (com qualquer das quatro alternativas) é uma das principais estratégias para um agronegócio mais sustentável, lucrativo e resiliente no Brasil. Ele equilibra produtividade com preservação ambiental, sendo reconhecido mundialmente como modelo de agricultura regenerativa tropical.
As diversas tecnologias Massari contribuem como a melhor opção na nutrição e equilíbrio químico do solo nos sistemas ILPF. Quer saber mais? Conte com a nossa equipe técnica para auxiliá-lo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rede ILPF; Nota técnica. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1354377/59272646/Nota+te%CC%81cnica_Rede+ILPF+.pdf/30ebc87e-0b06-996a-92f8-e5f28ebf2e0e
Texto elaborado por:
Florencia Peralta
Engenheira Agrônoma