(15) 3491-9898

Blog

Solstício de verão: como pode este evento afetar as plantas?

O solstício de verão, também conhecido como solstício estival, ocorre quando um dos pólos da Terra tem sua inclinação máxima em direção ao sol. Este é um evento astronômico em que o extremo sul da Terra, em este caso, recebe a maior quantidade de raios solares e consequentemente, é o dia mais longo e a noite mais curta do ano. 

Desde o 21 de julho (solstício de inverno) até 22 de dezembro (solstício de verão) as horas do dia vão em incremento sendo este último o dia mais longo do ano. Após deste dia acontece o contrário e os dias pouco a pouco vão diminuindo as horas de luz.

Você sabia que a duração do dia pode afetar o desenvolvimento das plantas? Isso mesmo, existem plantas que são sensíveis à duração do dia e da noite.

A duração do dia é chamada de fotoperíodo e é definida como a duração do dia em relação à noite em um período de 24 horas, sendo um fator que exerce influência sobre a floração de muitas plantas. A resposta biológica das plantas a este fator recebe o nome de fotoperiodismo. Podemos assim classificar as plantas de acordo a sua resposta ao fotoperíodo como: 

Plantas de dias curtos: são aquelas que precisam ficar expostas à iluminação por um tempo inferior ao seu fotoperíodo crítico para que ocorra a floração. Denominamos de fotoperíodo crítico o valor limite que a planta pode ficar exposta à luz. Entre as plantas de dia curto, podemos citar o morangueiro e a soja. 

Plantas de dias longos: são aquelas que dependem de iluminação por tempo superior ao seu fotoperíodo crítico. Como exemplo, podemos citar a alface e a aveia.

Plantas indiferentes: florescem independentemente do período de luz ou escuro ao qual são expostas. Podemos citar como exemplo o milho, arroz e o tomateiro.

Uma pesquisa realizada em 1938 (Hamner & Bonner, 1938) acerca do fotoperiodismo em plantas de dias curtos foi achado uma importante descoberta. Foi verificado que se o período escuro for interrompido por um período de luz, a floração será inibida. Isso significa que, na realidade, o que determina a floração é o período de escuro ao qual a planta foi exposta. Mesmo assim continuamos falando de plantas de dias curtos, longos e indiferentes para referir-nos às respostas biológicas das mesmas. 

Lembramos que toda planta necessita de luz solar para realizar suas funções metabólicas, mas pode ser afetada ou não, o momento da floração dependendo da duração do dia e da noite. 

É assim que este 22 de dezembro será o dia mais longo marcando o início do verão, a estação mais quente do ano.  Assim com os dias acurtando-se plantas como a soja receberão o estímulo para começarem a florir. O cuidado com o solo e a correta nutrição da planta são essenciais para a garantia e a manutenção da qualidade e da produtividade da lavoura.

A Massari conta com uma gama de produtos micronizados que auxiliam a ampliar o perfil do solo, brindando nutrientes em profundidade que estimulam as plantas a desenvolver maior volume radicular para absorver água e nutrientes tanto em momentos de estiagem como em momentos de maiores necessidades nutricionais. 

Fale com a MASSARI
Enviar mensagem, via whatsapp.